Dia Mundial da Poesia e Dia Mundial da Árvore

Hoje, dia 21 de Março de 2016, celebra-se um dia (Dia Mundial da Poesia) que sempre me acompanhou desde que, comecei a entender e escrever as primeiras letras ou palavras. A Poesia sempre serviu para me expressar na escrita. Estando triste ou feliz ou pensativa… o lápis ou caneta, pousava simplesmente em qualquer sítio e as palavras fluíam naturalmente. A musicalidade de cada rima ou verso solto, encaixava perfeitamente, um musical completamente inovador e inexperiente, mas só meu.
Actualmente, é algo que faz parte da minha própria expressão, da comunicação, da maneira como vejo tudo ao meu redor, … E só com o valor e importância que me transmite, é que me apaixonei loucamente e quero ser escritora.

Muitos são os poetas que têm a minha total admiração, muitos deles portugueses e que os estudei como Luís Vaz de Camões, Fernando Pessoa, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andersen, entre outros. No entanto, deixo aqui um poema da poetisa Florbela Espanca, que adoro.



“Eu …”


“Eu sou a que no mundo anda perdida,

Eu sou a que na vida não tem norte,

Sou a irmã do Sonho, e desta sorte

Sou a crucificada … a dolorida …


Sombra de névoa tênue e esvaecida,

E que o destino amargo, triste e forte,

Impele brutalmente para a morte!

Alma de luto sempre incompreendida!…


 Sou aquela que passa e ninguém vê…

Sou a que chamam triste sem o ser…

Sou a que chora sem saber porquê…


Sou talvez a visão que Alguém sonhou,

Alguém que veio ao mundo pra me ver,

E que nunca na vida me encontrou!”



E não posso deixar de dizer que, um poeta estrangeiro que amo e fez com que, desperta-se a minha mente e alma para, algo que fazia como hobbie ficasse para primeiro plano, Charles Bukowski com o poema “Então queres ser escritor?”. Se tiverem curiosidade, procurem pelos poemas, não importa de quem é. O essencial, é que desperte e vos diga coisas, que se relacionem convosco.

Sem deixar de parte, também se celebra o Dia Mundial da Árvore.

Enviar um comentário

0 Comentários