Dia do Pai

Pai…

Todos nós temos um encanto especial que nos torna únicos! E tu tornaste-te ainda mais raro, quando sentiste o peso de ser pai. Não sou eu que poderei falar por ti, mas espero que tenha sido um peso bom.
É um caminho, construído para não ser fácil de resolver. Um puzzle que todos pensam, que as peças estão todas no mesmo lugar, que não precisam de ser removidas ou mexidas. É preciso olhar, sentir, ouvir, imaginar, provar, … Não é algo garantido, não está dentro de nós sermos pais.
Não vimos com manual de instruções para que tudo seja facilitado. Não somos robôs para sermos programados.

Pai, é ajustar-se ás diversidades. Primeiro da esposa, que carrega o filho e que pode ou não ter desejos e dificuldades. E depois, o nascimento do seu filho.
Como quando plantamos uma árvore ou flor. Queremos que cresça, queremos ver como será, queremos cuidar para que não morra, … escolhemos boa terra, regamos, protegemos da neve, esperamos que o sol ajude a aquece-la… E quando damos conta, ela cresceu, ficou grande e bonita.




Mia Couto diz, “A mãe é eterna, o pai imortal.”

Como filha, os meus pais são eternos e imortais porque nunca irão desaparecer do meu coração.

Tu pai, acredito que te tenhas divertido muito a colocar-me todos os óculos de sol engraçados nos meus olhos ou a pôr-me chapéus ridículos na cabeça ou a atender os meus pedidos quando chamava por ti ou a ensinar-me os termos técnicos da tua profissão ou outra coisa qualquer.
Serás sempre o homem que, apesar de tantos chocolates e amendoins que pedes ás tuas filhas para trazer, estarás guardado numa caixa só nossa porque pertences a todas as nossas lembranças passadas e de certeza, ás futuras.

Cada lembrança, boa ou má, serve para traçar caminhos, definir as linhas, os limites, … Olhar para trás e ver como crescemos, como aprendemos, como resolvemos os problemas. Uma história só nossa, que poucos têm o privilégio de descobrir e fazer parte. E assististe a tudo isso, dando-nos as ferramentas necessárias, para criar a nossa linha de vida.

Hoje é o teu dia…
Feliz dia do Pai!

Enviar um comentário

0 Comentários