Dia Internacional da Rapariga

Dia onze de Outubro, foi a data escolhida pelas Nações Unidas para assinalar os progressos dos direitos das meninas e adolescentes, desde 2012.
1,1 mil milhões de raparigas de todo o mundo, fazem parte de uma geração entusiástica que acreditamos estar a ser preparada para assumir o futuro. No entanto, as Nações Unidas, dizem existir a assombração entre atingir a igualdade de género, pela discriminação que as jovens são ainda alvo por todo o mundo

Admito que já não me recordava que hoje era um dia tão importante e quem me alertou, foi o típico Facebook, assim que entro na aplicação para rever se algo me tinha escapado. O meu pensamento, foi levado para a afirmação infeliz de um taxista, no dia anterior, naquele protesto contra a Uber.

Cito:


"as leis são como as meninas virgens, são para ser violadas"



Por muito que se sinta “injustiçado” e o calor do momento suscite a atitudes deploráveis, nada justifica o que disse.
Como menina/rapariga/adolescente/mulher, não é algo bonito de se ouvir, quando há tanto tempo lutamos pelos nossos direitos, já que, o homem sempre foi superiorizado.

É triste…
Não há muito a dizer porque todos sabemos que é uma afirmação grave, feia, sem cabimento, sem contexto nenhum para o protesto horrendo que estavam a fazer, …
Deixo esta pergunta no ar, “Qual será a próxima afirmação infeliz, sobre meninas ou outro assunto qualquer?”

Recordo-vos os nomes significativos, nesta luta da discriminação que foram ouvidos:

Malala Yousafzai, com apenas 17 anos, tornou-se a pessoa mais nova a receber um Prémio Nobel, isto em 2014.

Bana Alabed, uma menina de 7 anos, que em pleno conflito sírio só pede Paz.

Valentina Schulz, tinha apenas 12 anos quando foi vítima de comentários de teor sexual, no Twitter e mais tarde no Youtube.

Zeenat Bibi, uma jovem paquistanesa de 16 anos, que deixou todos em choque… Tudo porque decidiu casar com quem queria sem o consentimento da família. Por essa razão a mãe, não gostando, mata a própria filha.


A sociedade tem muitas arestas para limar...
Que este dia, seja para recordar todos os governos, que simplesmente têm um enorme desinteresse por este assunto.

Enviar um comentário

0 Comentários