Onde anda o Bom-Senso?

Acho que as pessoas perderam um pouco a noção do que dizem ou fazem… e poderia continuar. Isto tudo porque ligamos a televisão e só ouvimos falar de violência, mais concretamente, no mundo do futebol.

Caso específico, adeptos invadem uma estrutura e batem nos jogadores, alegando que só queriam conversar.
Fui ao dicionário ver a definição de adepto e diz:

“Admirador e apoiante de clube desportivo.” 

Para tirar as minhas dúvidas, fui ver a alguns e nenhum define a palavra “Adepto”, como alguém violento ou que pratica esses atos. Sinceramente, não sei muito bem a onde isto nos levará…

Eu tenho esta dificuldade em entender o porquê de as pessoas utilizarem a força bruta, em vez de dialogarem. Dói proferir palavras? Ou violentar alguém, não deixa marcas? Fico mesmo confusa.
Já fui jogadora (de futsal) mas sempre pratiquei outros desportos e sempre me ensinaram, independentemente de ser ou não atleta, que acima de tudo devemos respeitar o próximo. Como adepta, também o faço porque cada um tem o direito à sua opinião mas perdem o direito quando passam para atos de força excessiva e que consequentemente, magoa o outro. Para mim, é vergonhoso o que algumas pessoas dizem porque adoro futebol, apoio outras modalidades e pergunto-vos “O que estamos a ensinar aos mais pequenos? O que será do futuro do desporto? Um atleta já não pode sentir-se seguro?” e a aquela mítica “Nós, mais velhos, já não deveríamos ter juízo? Diferenciar o que é correto e incorreto? Saber o que é bom-senso? Ter fairplay? E aquele meio-termo?”. Parece que estou para aqui a dizer só sinónimos mas está tudo interligado.

Preocupo-me e deveríamos todos ter este sentimento porque as crianças, são as que mais fazem atividades desportivas, entre outras e o ambiente deve ser tranquilo, sem manifestações de pancadaria… Zelar pelo bem-estar de todos! Não deveria ser essa a premissa?
E o que é mais chato, isto sim é chato, desgastante, frustrante, etc. é ver que, após tudo acontecer, nós continuamos sem aprender.
Digam-me, sejam sinceros, não acham que falta alguma coisa às pessoas? Porque não sabem conviver pacificamente? Alguém que me explique, por favor! Não encontro explicação para tudo isto e vale para tudo na vida porque nada pode ser oito ou oitenta, tem de existir um equilíbrio. Mas a onde ele está?

Espero que reflitam e que de alguma maneira, as palavras possam ajudar a resolver.

Enviar um comentário

0 Comentários