Arte - A Cor (parte 2)

Na última publicação sobre as cores, expliquei as "divisões" delas, primárias, secundárias e terciárias, basicamente, como podem mistura-las e obterem uma afinidade delas. Mas para os mais curiosos, não poderia deixar por aqui a explicação.

Neste seguimentos, nós vamos associando as cores, ao nosso dia à dia. Uma delas são as cores quentes (vermelho, laranja e amarelo), relacionamos ao fogo ou à época de Verão ou ao deserto ou etc. porque são vibrantes, alegres, vivas,... chamam a nossa atenção. No entanto, existe o frio, então temos as cores frias (azul, verde e violeta (roxo)), associamos às árvores ou à água ou ao Inverno ou etc. são mais tristes, melancólicas, mas por outro lado, proporcionam calma e chamam-nos para o aconchego.

Durante a história, vemos a utilização das cores para mandar mensagens às pessoas ou até ao inimigo. Darei um exemplo:


Na Roma Antiga, o púrpura, simbolizava autoridade do imperador, que era como um deus naquela altura. Quem ousa-se usar essa cor, sem razão aparente, era considerado traidor. A consequência desse ato? Morte.

Círculo Cromático
Porém, hoje em dia, vemos a cor nos sinais de transito ou de informação.

O círculo cromático, é uma ótima ajuda para quem quer começar a pintar e saber então, a harmonia entre as cores. A afinidade e contraste são um elemento importante e geralmente, as pessoas fazem-no sem saber, como usar só cores frias naquele desenho ou optar pelas frias noutro ou as complementares ou as monocromáticas. Mas noutro momento, o estado de espírito muda tudo, por isso, não tenham receio ou façam regras, só experimentem!

Enviar um comentário

0 Comentários