Melhor, melhor e melhor!

Competição…

Porquê que existem pessoas que vêm uma competição em tudo o que mexe ou fazem? Não falo daquelas competições que fazemos quando estamos entre amigos e queremos ver quem é o melhor a jogar algum jogo ou quando estamos a praticar algum desporto e temos aquela adrenalina a correr-nos pelas veias e queremos mostrar que somos bons ou outra coisa deste tipo… Refiro-me a coisas que, parecem tão “banais” do nosso dia à dia, porém, à sempre alguém que se mete no meio, transforma a situação completamente sem lógica e num verdadeiro desafio, quase campo de batalha.


Alguns exemplos:

     1. O típico “Por favor, isso não é nada…”

Nunca vos aconteceu terem-se magoado, sei lá, partido um pé ou o braço que acontece e torna-se comum. Um colega preocupado aborda-nos e pergunta como nos sentimos, começamos a contar que temos dores e assim,… Não desejamos a ninguém dores assim. No entanto, aparece um marmanjo qualquer com cara de querer destruir o que nos aconteceu e relata uma história totalmente trágica, onde o dramatismo e convicção é tremenda… parece saído de um filme daqueles de ter pena e provoca aquela sensação de querermos chorar. Pois, pelos vistos, até na dor temos de ser os melhores (piores porque tem de nos acontecer algo muito, mas muito mau).

     2. O maravilhoso “Eu fiz isto, aquilo e depois acolá… Sem esquecer que…”

Naquela conversa em que desabafas as tuas tarefas infinitas em relação a trabalhos, entregas e testes da universidade. O esforço em que demonstras que agora sentes-te mais aliviado por a fase já ter passado. Vem alguém que simplesmente abala a tua sensação de paz interior, de dever cumprido e te faz visualizar tudo! As excessivas cadeiras, noites sem dormir, as correrias, sem esquecer o café extra extra do extra, o aspeto deplorável, as olheiras,… Foste desvalorizado. Totalmente derrotado.

     3. A extraordinária “Última risada ou piada…”

O ambiente descontraído, boa companhia do nosso belo grupo de amigos, alguém conta aquela piada de fazer doer a barriga de tanto rir… no entanto, alguém não muito satisfeito, sem nenhum tipo de relacionamento com o grupo, dispara logo em seguida outra piada por cima, tentando tornar-se a estrela e rindo sem parar, para que nada nem ninguém o consiga alcançar ou continuar com aquele momento já estragado, visto que, todos ficaram a olhar com um ponto de interrogação na testa…

Resumindo, não importa o que faças ou escolhas, haverá sempre alguém que quererá desprezar o que gostas, argumentando que o que é dele é melhor, ele é melhor e com essa vitória mesmo jogada na tua cara, deves mudar de opinião…
Não há mal nenhum em competir, desde que seja de maneira saudável. Todos devemos puxar por nós mesmos, sentir os limites, tentar sempre sermos bons mas não para menosprezar aqueles que nos rodeiam senão, acabamos por “eliminá-los” e ficamos sozinhos por termos uns métodos estranhos de “Ser o número 1” e lá se vai a competição, não é?

Enviar um comentário

0 Comentários