E a palavra do ano é...

E a palavra do ano é…

Ainda não tinha dito nada sobre isto, mas o velho ditado “Uma imagem vale mais que mil palavras”, parece encaixar muito bem. A palavra escolhida pelos editores dos Dicionários de Oxford, não é bem o que imaginamos. Esperamos uma palavra certo? Errado. Um emoji, no entanto não é um qualquer, “a carinha com lágrimas de alegria”





Ao que parece, os emojis ao longo dos anos, começaram a dominar o conteúdo das mensagens que enviamos aos amigos, ou aos colegas, a qualquer pessoa basicamente. 

Em comunicado divulgado pela Oxford University Press, “Apesar do emoji ser um elemento das mensagens dos adolescentes já há algum tempo, a cultura emoji explodiu e chegou ao mainstream ao longo do último ano”.

Todos nós vemos a evolução da tecnologia, de gigantescos, a minúsculos e agora, grandes, belos e elegantes smartphones. No entanto, se repararmos bem, a nível de smiles também mudou. Lembro-me perfeitamente de ter que ser eu a “fazer” o smile e mandar, depois já tínhamos um local próprio onde os continha, já pré-definidos e agora, dependendo do smartphone, já vêm personalizados.

Eu que escrevo, mal ou bem, vejo a importância de uma imagem. Afinal, as imagens sempre fizeram parte da minha linguagem, seja desenha, pintada, fotografada, …. Fazem parte do nosso estado de espirito. Por vezes vamos na rua, ás vezes não olhamos, mas quando temos alguma atenção, vemos a expressão no rosto de cada um, a maneira como anda, a postura, … pequenas coisas que demonstram como estamos. Se queremos mostrar quando escrevemos uma mensagem a alguém, porque não usar um emoji? Ler entre linhas é difícil, quando uma imagem mostra o que sentimos, torna-se mais fácil.
Admito que fiquei surpresa, por uma imagem mesmo sendo um emoji, se misture entre as palavras, mas porque não? Talvez comecemos como os óscares, a subdividir as categorias, por exemplo, “Frase do ano”; “Palavra do ano”; “Imagem do ano”.

A cultura vai-se desenvolvendo com o tempo e tenho certeza que todos nós, choramos de alegria este ano, como "a carinha de amarelo".
O que acham? Surpreendeu-vos?

Enviar um comentário

0 Comentários