Ano Novo

Hoje é a tradicional passagem de Ano, de 31 de Dezembro para 1 de Janeiro. Estava a pensar como poderia desejar-vos um Bom Ano e pensei "Porque não vos mostrar algumas curiosidades sobre a passagem de Ano?". Existem muitas! Umas conhecemos porque dão na televisão ou são-nos contadas, mas outras não fazemos a menor ideia que existem ou as origens.
Ficam aqui algumas curiosidades para vocês.


  • O Ano Novo passou a ser comemorado no dia 1 de Janeiro a partir de 1582. As nações cristãs adotaram o calendário criado pelo papa Gregório VIII. Esta data foi escolhida aleatoriamente pelos Romanos.
  • Sendo o calendário Gregoriano universal, países como França, Itália, Portugal e Espanha, deram logo o exemplo, de que todos podiam seguir a sua composição. Até países não cristãos, adaptaram-no consoante as suas tradições.
  •  As promessas e pedidos que fazemos nesta altura, que por vezes cumprimos ou não, não é uma tradição recente. Há 4 mil anos atrás, os babilónios já as faziam. Claro que não é deixar de fumar ou fazer dieta ou poupar todos os meses para as férias de verão, etc. Prometiam devolver equipamentos agrículas que tinham sido emprestados pelos amigos.
  • Uma tradição que nem todos nós conhecemos, remete para os gregos. Estes usavam como símbolo do Ano Novo um bebe, por volta de 600 a.C. Desfilavam com um bebe, num cesto e assim, homenageavam Dionísio, o Deus do vinho.
  • Fazer os 7 pedidos, assim que soar as badaladas da meia-noite, é um costume brasileiro que vestem também roupa branca. A origem, veio das religiões africanas pelos escravos, onde o branco representa luz, pureza e bondade.
  • No primeiro dia do Novo Ano, é realizada a festa de Bom Jesus dos Navegantes em Salvador.
  • O último lugar, do mundo, a festejar o início de um Ano Novo é a Ilha de Samoa, no Pacífico.
Não foram muitas mas eu não as conhecia e espero ter-vos despertado a curiosidade.
Tenham uma boa passagem de Ano, com a família, amigos, conhecidos, etc. Que todos os desejos, projectos e surpresas guardadas por 2016, se realizem. Contudo, que o amor, a esperança, a alegria e saúde, permaneçam sempre convosco.

Bom Ano Novo!

Enviar um comentário

0 Comentários