Guest Post - Top 5 Autores brasileiros

Adoro receber pessoas no Entrelinhas!
É maravilhoso ter esta interação com as pessoas e esta convidada, já é uma conhecida aqui no blog.

Conhecemo-nos porque tive e continuo a ter, esta ideia de poder mostrar-vos outras escritas e conteúdos, convidando algumas pessoas. A Aline, foi a primeira a aceitar o meu desafio com um Top 3 Livros que a tivessem marcado na infância, na adolescência e na idade adulta e ainda se juntou noutra ideia que surgiu no mês de Março, "Para Ti, o que é ser Mulher?"  e que continua de pé, para quem quiser participar!

Apesar da distância que nos separa, um oceano literalmente porque mora no Brasil, acho que posso dizer que existe um carinho especial e uma amizade nasceu. Por isso, é maravilhoso, tê-la aqui e partilhar convosco, os desafios que lhe vou propondo. Nunca me diz "não". Apreciem as suas palavras e dicas...


Aqui estou novamente! Para quem não lembra, sou a Aline T.K.M., do blog e canal Livro Lab, e estou supercontente com mais um convite da querida da Vanessa para participar em seu blog.

O tema de hoje será... um top 5 autores brasileiros que eu acho que todos vocês precisam conhecer! Quis colocar alguns autores mais contemporâneos, que normalmente não são tão conhecidos mundo afora, mas claro que também fiz questão de incluir dois autores consagradíssimos e obrigatórios da literatura brasileira. Vamos lá conhecê-los?!

Ah, só lembrando que esta lista não segue nenhuma ordem de preferência e/ou importância – por serem autores tão diferentes, clássicos e contemporâneos, achei que classificá-los não faria sentido.


DANIEL GALERA

Dica de livro: Barba Ensopada de Sangue

Daniel Galera nasceu em 1979, em São Paulo, mas passou a maior parte da vida em Porto Alegre. Lançou seu primeiro livro em 2001 e, de lá para cá, outras obras vieram e também, com elas, várias premiações. Seus livros e contos foram adaptados para cinema, teatro e histórias em quadrinhos. No exterior, os direitos de sua obra foram vendidos para países como Inglaterra, Estados Unidos, França, Itália, Argentina, Portugal, Romênia e Holanda.

Barba Ensopada de Sangue foi meu primeiro contato com o trabalho de Daniel Galera e já o colocou entre meus autores brasileiros preferidos. A autenticidade, certa crueza e ironia do protagonista me conquistaram e por isso eu recomendo este livro!


ALBERTO MUSSA

Dica de livro: A Hipótese Humana

Alberto Mussa nasceu no Rio de Janeiro, em 1961. Entre contos e romances, o maior destaque de sua obra é o chamado “Compêndio Mítico do Rio de Janeiro” – uma série de cinco novelas policiais, uma para cada século da história carioca. A obra de Mussa é premiada tanto no Brasil como no exterior, e hoje encontra-se publicada em 17 países.

A Hipótese Humana foi, por enquanto, o único livro que li do autor, mas desde as primeiras páginas me senti arrebatada. Ele faz parte da série de novelas policiais mencionada acima, na qual o autor busca contar a história da cidade do Rio de Janeiro por meio de seus crimes, cada qual ocorrido em um século diferente – e todos baseados em fatos reais. O que mais me atraiu, além da construção da trama em si, foi a maneira com o narrador conversa com o leitor, enredando-nos em uma teia de situações sem igual. Só o que nos resta fazer é devorar o livro quanto antes! Com certeza ainda pretendo ler os demais livros desta série.



CLARICE LISPECTOR

Dica de livro: A Hora da Estrela

Nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira, Clarice Lispector (1920-1977) é considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX. Ao retratar personagens comuns em seus momentos mais cotidianos, Clarice transborda sentimento e por vezes nos leva em um fluxo de consciência que beira o catártico.

Um dos livros mais especiais que li de Clarice foi A Hora da Estrela, onde revela toda uma situação social ao trazer uma personagem sofrida e simplória, mas cheia de sonhos.


ZACK MAGIEZI

Dica de livro: Notas Sobre Ela

Zack Magiezi é bastante popular na internet, onde publica frases e poemas sensíveis sobre questões femininas. Vale a pena segui-lo no Instagram, onde faz um lindo trabalho postando seus dizeres.

O autor tem dois livros publicados, sendo Notas Sobre Ela seu mais recente trabalho. Aqui, ele mergulha no universo feminino em suas diferentes etapas, revelando suas nuances com verdade e sensibilidade. A obra é inspirada na série de textos que fizeram e fazem tanto sucesso nas redes sociais do autor.


MACHADO DE ASSIS

Dica de livro: Dom Casmurro

Considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira, Machado de Assis (1839-1908) escreveu em praticamente todos os gêneros literários e foi um grande observador e comentador dos eventos políticos e sociais de sua época. O autor é conhecido por ter introduzido o Realismo na literatura brasileira; sua obra continua a ser amplamente lida e estudada.

Não posso falar de Machado de Assis sem evocar aquela que provavelmente foi sua obra mais emblemática – e também a que mais me tocou –, que é Dom Casmurro. Afinal, Capitu traiu ou não traiu Bentinho? O narrador peculiar e não tão confiável nos planta dúvidas eternas nesta obra, que merece ser lida pelo menos uma vez na vida.

Enviar um comentário

0 Comentários