Guest Post - Top 3 Livros (Infância, Adolescência e Idade Adulta)

Sou a Aline T.K.M., do blog e canal Livro Lab (www.livrolab.com.br | www.youtube.com/alinetkm), e fiquei muito feliz e honrada com o convite da Vanessa para participar do blog dela com este guest post!

Vim aqui fazer um top 3 livros que me marcaram em diferentes fases da vida – infância, adolescência e idade adulta. Confesso que amei o tema e senti uma nostalgia imensa ao relembrar aqueles livros especiais dos tempos de criança!

A escolha dos livros foi bem difícil – são tantos! –, mas acho que escolhi bem. Estes são, sem dúvida, livros muito especiais e que, de alguma maneira, fizeram diferença na minha vida.



INFÂNCIA
Pollyanna, de Eleanor H. Porter
Devia ter uns 8 anos quando o li pela primeira vez e fiquei encantada não apenas com a história, mas também (e principalmente) com a própria atitude de Pollyanna perante a vida. Uma garota que, mesmo tão jovem, tinha coragem e energia únicas para enfrentar as adversidades, e conseguia encontrar motivação mesmo nas horas mais desesperançadas.




ADOLESCÊNCIA
O Diário de Anne Frank, de Anne Frank
Claro que, assim como muitos outros leitores, tive minha adolescência marcada pela série Harry Potter, da qual sou fã até hoje. Mas vou falar de outro livro que me marcou de um jeito muito peculiar. Li O Diário de Anne Frank aos 12 ou 13 anos e foi meu primeiro contato com a temática da Segunda Guerra Mundial. Além disso, eu estava em uma idade bem próxima à da própria Anne Frank, então sua visão de mundo dialogava de certa maneira com o meu momento de vida – o início da adolescência, as mudanças, os conflitos.
O livro me marcou especialmente porque, mesmo em meio àquele terror, ela mantinha sua doçura e certa inocência de menina. Mas, ao mesmo tempo, mostrava uma maturidade notável para lidar com um período tão sombrio em sua vida e no mundo. Certamente, este livro me mostrou como o mundo e as pessoas podem ser cruéis, mas que sempre existirão pessoas boas e motivos para continuar vivendo.




IDADE ADULTA
A Libélula dos Seus Oito Anos, de Martin Page
Este foi o primeiro livro que li do francês Martin Page e, logo após a leitura, tive a certeza de que ele se tornaria um dos meus autores favoritos. Tenho boas memórias do momento em que li o livro, aos 25 anos, na época em que estava iniciando meu ano morando na França. Na realidade, li o livro em Lisboa, cidade que eu amo e onde passei alguns dias antes de embarcar para o meu destino final.
Este livro me marcou principalmente pela história da protagonista, uma jovem adulta desajustada, de origem simples e muito sozinha, que de repente e de um jeito inexplicável ganha fama absurda. E ela não consegue lidar bem com isso. O livro tem um tom mais irônico, tece críticas e reflete sobre a arte, sobre a fama repentina e os estragos que ela pode causar. E, em meio a todo o frenesi que a protagonista vive, ela leva consigo uma memória muito singela de um momento e de palavras ditas por sua avó ainda na infância. O livro é muito especial para mim até hoje porque trata sobre temas que me interessam, fala sobre amadurecimento e entrada na vida adulta, e é repleto de ironia – aspecto que eu amo nos livros.


Bem, estes foram três livros que me marcaram muito e que foram muito especiais em diferentes épocas da minha vida. Guardo todos eles no coração e, um dia, ainda gostaria de relê-los!

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. Foi um prazer participar deste desafio e relembrar três livros tão especiais e que me marcaram tanto! Espero que eles façam os seus leitores se lembrarem dos livros queridos da infância e da adolescência também! 😊😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza que sim! E mais uma vez, obrigada por participares neste desafio :) É muito bom relembrar livros que nos marcaram, pelo menos, falo por mim ;) :*

      Eliminar