"Torna!"

Uma das coisas que mais me entusiasma no início do Outono é vindimar!
Fico todo o ano à espera que chegue o dia de colher os famosos cachos de uvas e coloca-los nas cestas. Ia crescendo e nesta altura só ouvi-a “Torna! Torna!”, nos campos à volta do dos meus avós. Não eram perto uns dos outros, eram distantes e infinitos. Quando se ouvi-a alguém gritar essa palavra, as pessoas corriam para despejar e colocar de novo a cesta para que, o colheita fosse feita o mais rápido possível. E por muito que me dissessem “Isso é para os homens.” não queria saber, mais depressa fazia as coisas para mostrar que as mulheres, também conseguiam. No entanto, as coisas foram-se perdendo e agora, já não se houve com tanta frequência.

Isto tudo para dizer que, no sábado dia 16 foi a esperada vindima dos meus avós. Esteve sol, por vezes chove, começamos durante a tarde porque agora o terreno tem menos vides e dura menos tempo. Mas o entusiasmo é o mesmo! É um momento em família que sempre adorei ter, que se prolonga pela tarde e só termina com o jantar. Talvez alguns que lêem o que escrevo, não consigam perceber esta alegria, contudo, é especial. É como um programa em família porque o é! Não vamos passear ou afins mas estamos juntos e para mim, os momentos com os meus, sempre foram os mais importantes.

Enquanto a colheita é feita e os cestos ficam cheios, levam-se as uvas para o ralador para no final, alguém as pisar. É um processo engraçado mas cansativo. O meu primo, começou e passado vinte minutos disse-me “Prima desisto, não consigo mais e tenho os pés cheios de terra.”. Claro que eu na idade dele, queria era participar e ajudar mas são outras gerações. Porém, acho importante mostrar aos mais pequenos e envolve-los neste tipo de coisas, mas sempre com cuidado por causa dos utensílios que se usa. As tradições vão-se perdendo e cabe-nos a nós, mantê-las!

São bons momentos, acreditem. E para aqueles que sabem o que falo, “Torna!”.

Enviar um comentário

0 Comentários