O Momento de ir à Prateleira

Existem algumas coisas que são essenciais para mim.
Quando decido ir a algum lugar e sei que ficarei alguns dias, basta pernoitar, que esse objeto já está dentro da mochila ou mala.

E qual é? O livro.

Foi cedo que descobri esta paixão pela leitura e aquele apreciar de virar a página à procura do desconhecido. Claro que, com 5 anos escolhia pelo conteúdo animado, isto é, pelos desenhos que continha e quando aprendi a ler foi uma loucura total porque lia e mais pedia.
Pode parecer estranho mas não era criança de estar parada, eu corria pelos campos, andava de bicicleta, etc. Contudo, havia sempre um momento para ir à prateleira dos livros, mesmo que fosse antes de me deitar.

Não irei dizer que tenho um género preferido porque não tenho. Simplesmente adoro poesia e devoro tudo o que me pode despertar o interesse a nível da prosa.
Fico completamente “perdida” quando entro numa biblioteca ou num supermercado que tenha aquela parte de leitura. Quando desapareço de repente e estou num desses locais, a minha família sabe onde estou. Se disser que fico 15 minutos, é mentira. Ainda um dia destes, não muito distante, depois de ter terminado a minha caminhada matinal, fui ao shopping procurar um livro que fará parte de algo que ando a magicar para o blog e sem exagerar, fiquei 2 horas no meio dos livros. No fundo já sabia que ia passar lá a manhã, ir com o objetivo de encontrar algo e vir embora sem dar uma espreitadela, não fazia sentido.

Eu sei que hoje em dia se perdeu o hábito de pegar num livro. A tecnologia é mais chamativa e eu adoro tecnologia mas porque não fazer uma pausa e ler? (Sim já livros online mas acreditem que senti-lo nas mãos é muito melhor). É só o simples ato de fazer algo fora da nossa rotina. Tornar um momento meio aborrecido, num mero momento em que a nossa mente viaja, consoante o folhear das páginas e o que nelas tem escritas.
Ainda poderia acrescentar que a leitura traz muitos benefícios a nível da escrita, a nível do conhecimento, etc. O que é óbvio e por vezes, precisamos de ser relembrados disso. Digo isto porque talvez tenha sido a leitura que impulsionou esta minha paixão pela escrita e de deixar voar a minha imaginação ou expressar-me.

Se se aventurarem e tiverem alguma dificuldade na hora da escolha do livro porque não passam no site do plano nacional de leitura? Têm a facilidade de escolher o que se adapta melhor à idade ou arriscarem numa leitura mais difícil ou mais fácil. Deixo-vos o link http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/

Trocar algumas horas aborrecidas e transforma-las num puro período de imaginação infinita.

Enviar um comentário

0 Comentários