8 de Março...

8 de Março de 1857 Os trabalhadores de uma industria têxtil de Nova Iorque, fazem greve por melhores condições de trabalho e igualdades para com as mulheres trabalhadoras. Estas sofriam de violência sexual e física, a carga horária diária era de 10 horas (menos 6 horas que os homens) e os salários eram um terço dos homens, independentemente do cargo que exerciam.

8 de Março de 1908
Trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque, fazem uma manifestação para relembrar o movimento que se deu em 1857 e exigem o voto feminino e fim do trabalho infantil.

25 de Março de 1911
A tragédia na fábrica Triangle Shirtwaist Company, também em Nova Iorque, remete para cerca de 140 trabalhadores (maioria mulheres) que foram mortos por condições precárias causando assim o incêndio.
Muitos estudiosos acreditam que haja uma certa confusão com os eventos de 1857 onde se diz que, após a chegada da polícia ao local e dispersarem as pessoas com violência, 130 manifestantes teriam entrado na fábrica e ateado fogo, morto todas elas como vemos no acontecimento registado na data de 1911.


No ano de 1910…
Durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o dia 8 de Março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres e como forma de obter apoio internacional para a luta em favor do direito de voto para as mulheres, onde foi o usado o sufrágio universal, direito do voto para eleição dos representantes de uma nação exercido por todos os indivíduos de maioridade e não incapazes por lei.

Ano de 1975…
A ONU (Organização das Nações Unidas) oficializa o dia 8 de Março como o “Dia Internacional da Mulher”. Em Dezembro de 1977, o “Dia Internacional da Mulher” foi adotado também pelas Nações Unidas.

Existem muitos marcos na história, que demonstram a luta das mulheres e o que temos alcançado até hoje. No entanto, certos movimentos causaram impacto e hoje temos o “Dia Internacional da Mulher”.
Como mulher, recordo todas as vezes em que a minha mãe me dizia e diz “Cuidado porque és mulher”… E muitas vezes me perguntava o que tinha para não poder andar livremente na rua, falar ou fazer. Contudo, nunca parei de fazer o que gostava só porque me diziam “Isso não é digno de uma menina é para meninos…”. Só quando comecei a crescer é que percebi o porquê daquelas frases e dei conta da desigualdade entre homens e mulheres.
A discussão sobre o papel da mulher na sociedade relembra as lutas sociais, políticas e económicas. Procura soluções para a discriminação, para a desvalorização do seu trabalho incluindo o excesso e ganhos inferiores, a violência sexual, física e mental,…

Continuarmos com a força com que à uns anos atrás tivemos e torna-la muito superior! De filhas, esposas e mães passamos a Mulheres. Nós estamos aqui e todo o ser humano tem o direito à igualdade, não deveria existir Homem ou Mulher! Já provamos enumeras vezes que somos capazes e espero muito sinceramente que não haja um retrocesso, que o percurso se mantenha e que em cada ano que passe, sintamos que estamos mais perto de conseguir o objectivo… a igualdade.

Enviar um comentário

0 Comentários