Fortalecer o que Somos!

Devo confessar-vos algo, eu tenho uma mania de em quase todos os textos que preparo de vasculhar na minha mente ou no meu caderno de escrita, por citações. Acho que é geral mas nós quando estamos no Facebook ou noutra rede social, lá nos aparece uma frase que nos faz pensar e consequentemente, marca-nos. Comigo também se passa o mesmo, mais em livros que vou lendo ou vendo, se algo me chama a atenção escrevo logo, para não voltar a esquecer. Irei partilhar esta convosco…

“Nada na vida é para ser temido, apenas sim para ser entendido.”

Marie Curie 

Há uns anos atrás, deveria ter os meus doze/treze anos, fizeram-me a seguinte questão: “Qual é o teu maior medo?”. Foi difícil para mim chegar a uma conclusão porque até então, nunca tinha sentido medo de nada e respondi, meia insegura “Tenho medo de perder os meus pais.”.

Nós somos humanos e uma das coisas mais belas que temos é podermos sentir!
Claro que no meio de tanto sentimento, existem alguns chatos que têm a mania de se colocarem no nosso caminho e outros que vamos enfrentando porque quando não gostamos de algo ou que pensamos que nos fará mal, tentamos proteger-nos e a inquietação surge com a ideia de um perigo real ou aparente, criando o medo.
Quando somos crianças, por exemplo, é comum termos medo do escuro. A escuridão é famosa por não nos deixar ver, como se estivéssemos cegos, porém, quando compreendemos que podemos ultrapassar, arranjamos uma maneira de solucionar e manda-la embora. Ligamos uma luz de presença e pronto, lá se foi.

Lá no meu interior, a minha resposta inquietou-me porque não senti que estava a ser sincera comigo mesma e fui para casa pensativa (mais que o costume). Mais tarde, não sei muito bem qual o contexto, nem como apareceu a frase acima mas fez-me refletir diferente. Uma parte de mim, é muito espiritual e a fé reside na minha alma. Então, sempre olhei diretamente para desconhecido, que é a forma que me ajuda, quando penso que não sou capaz. Ã‰ aquela força estranha que não sabemos bem de onde vem, aparece e salva-nos o dia.
No momento do confronto, a coragem dá o ar da sua graça e dissipa o que outrora, parecia estar numa profundidade impossível de ser alcançada.
Isto para vos dizer que, sem pressão de dar uma resposta, deduzi que continuava sem medo de nada porque independentemente de alguém partir fisicamente, elas deixam um pouco delas dentro de nós e cabe-nos decidir, o que faremos com isso. O coração, é um bom local para continuar a guardar e relembrar.

Como digo muitas vezes, “Se é tão natural termos medo, porque não trata-lo por “tu”?”.
Contudo, sou assim por causa do que acredito, por ter passado por coisas menos boas, por às vezes ceder e me sentir derrotada, etc. porque apesar de tudo, preferi aprender a ver onde habitava a boa sensação que também tinha direito.

Encontrem a vossa força e fortaleçam o que são mas não esqueçam que é normal terem medo de algo, só temos de compreendê-lo e tentar ultrapassa-lo!

Enviar um comentário

0 Comentários