Comunicar...

Não sei de onde retirei este texto mas tenho quase a certeza que foi na minha adolescência e como adorei, escrevi no meu caderno e lá estava quando estes dias procurava algo. Irei citá-lo então:

““Um homem rico, que se encontrava muito doente, pediu que lhe dessem um papel e uma caneta e escreveu o seguinte:

“Deixo os meus bens à minha irmã não ao meu sobrinho jamais será paga a conta ao alfaiate nada aos pobres.”

Morreu antes de colocar a pontuação. Afinal, a quem deixou ele a fortuna? O sobrinho colocou a seguinte pontuação:

“Deixo os meus bens à minha irmã? Não, ao meu sobrinho. Jamais será paga a conta ao alfaiate. Nada aos pobres.”

A irmã chegou entretanto e pontuou assim o documento:

“Deixo os meus bem à minha irmã, não ao meu sobrinho. Jamais será paga a conta ao alfaiate. Nada aos pobres.”

O alfaiate pediu uma cópia do original e introduziu a pontuação que se segue:

“Deixo os meus bens à minha irmã? Não! Ao meu sobrinho, jamais. Será pago a conta ao alfaiate. Nada aos pobres.”

Nisto chegaram os mais desfavorecidos da cidade e um deles fez a seguinte interpretação:

“Deixo os meus bens à minha irmã? Não! Ao meu sobrinho, jamais! Será a conta ao alfaiate? Nada! Aos pobres!””

Cada um dos interessados, “traduziu” o que poderia querer dizer este homem rico. Contudo, nunca se saberá a real vontade dele. Todos “manipularam”, com o poder da pontuação a “brasa para a sua sardinha” e colocaram a história com desfechos diferentes.

Isto faz parte da comunicação! E do jogo das palavras.

Desde pequenos que aprendemos a comunicar, com o choro, por exemplo. Os nossos pais deduziam que era fome ou sono ou a fralda suja ou algum desconforto, etc.
Existem várias possibilidades de fazê-lo:

Através da escrita, como faço convosco;
Expressões;
O silêncio;
A pintura ou desenho;
A música;
Etc.


Sempre tive uma certa dificuldade em expressar-me verbalmente, isto porque faz parte da minha personalidade observar e ouvir, falar só quando necessário. Talvez por, no final, ser mais reservada e misteriosa. No entanto, nunca me impediu de conhecer pessoas, cedendo quando encontro alguém que é mais fechado.
E na “Era Moderna” acho que na comunicação, tem de existir um equilíbrio entre, verbalização pessoal e não pessoal. Refiro, por exemplo, à SMS (Short Message Service) ou melhor traduzido, às mensagens curtas. Hoje em dia e certamente o mundo tecnológico evoluirá mais ainda, basta só olharmos para trás e vermos o que tivemos e temos agora, tudo poderá mudar. Outras maneiras de interagirmos irão aparecer, porém, o contacto físico nunca deve ser abolido.

A forma como os outros se posicionam para demonstrarem interesse;
A expressão da face, que por vezes nos entrega por completo devido a um embaraço ou querermos esconder;
Simplesmente olhar quando o outro espera por reações nossas;
Sorrir;
Quando as palavras não saem e aquele impulso de um afeto preenche-nos, o toque, o abraço,…


Só com o contacto pessoal é que conseguimos criar a magia dos benefícios da comunicação direta.
A chave é equilibrar e não nos dedicarmos só ao “virtual”. É maravilhoso estar com os outros, vê-los e transmitir coisas que não conseguimos quando temos uma “barreira”.

Enviar um comentário

0 Comentários