Dia Mundial da Poesia

Quem nunca rimou sem querer?
Em algum momento da nossa vida, em que fazemos mixórdia de conversas, criamos uma sonoridade diferente onde os mais incrédulos riram estupefactos e nós ficamos a pensar no que tinha acontecido. Entre pequenos e grandes monólogos, uma rima dá o ar da sua graça e altera o esquema que anteriormente estaria alinhado para um perfeito discurso. E não o deixou de o ser, tornou-se ainda mais único.

Dizem que é difícil escrever, ainda mais em verso mas eu acho que a maior dificuldade é colocarmos o que sentimos numa folha de papel. É ainda mais complicado quando queremos assinalar uma data em que, temos um carinho especial. No ano transato, falei dos poetas que adoro e coloquei um poema da poetisa Florbela Espanca que se intitulava de “Eu…”. Hoje deixarei um poema de um poeta chamado Miguel Torga.

“Inocência”
“Vou aqui como um anjo, e carregado
De crimes!
Com asas de poeta voa-se no céu…
De tudo me redimes,
Penitência
De ser artista!
Nada sei,
Nada valho,
Nada faço,
E abre-se em mim a força deste abraço
Que abarca o mundo!
Tudo amo, admiro e compreendo.
Sou como um sol fecundo
Que adoça e doira, tendo
Calor apenas.
Puro,
Divino
E humano como os outros meus irmãos,
Caminho nesta ingénua confiança
De criança
Que faz milagres a bater as mãos.”


Esta é uma das formas que me expresso e que me faz admirar todos os dias a musicalidade de um poema. Foi o que me fez arriscar no mundo da escrita, mesmo que em silêncio e muito reservada. É uma paixão de muitos anos e que agora se tornou mais intensa!
Eu recordo sempre Charles Bukowski porque sou uma adepta da leitura e encontrei ao acaso um poema dele com o nome "Então Queres Ser Escritor?". Quando acabei de ler, a minha alma estava estupidamente maravilhada e sem palavras... deixo-vos um excerto...

"
(...)
se tens que esperar para que saia de ti
a gritar,
então espera pacientemente.
se nunca sair de ti a gritar,
faz outra coisa.
(...)
quando chegar mesmo a altura,
e se foste escolhido,
vai acontecer
por si só e continuará a acontecer
até que tu morras ou morra em ti.

não há outra alternativa.

e nunca houve."

Procura pelo poema todo porque encaixa perfeitamente em qualquer situação que se relacione com escolhas. A tua alma grita para seguires aquele hobbie que toda a gente diz que tens jeito mas que não apoia como tua profissão.
Como vês até a rimar se pode deixar mensagens para quem lê e identificar-se com ela.
Experimenta escrever uma estrofe ou tenta descobrir uma poesia que te chame a atenção e partilha comigo ou com a família ou os amigos.

Para recordar que hoje também é o Dia Mundial da Árvore.
A natureza é um bem precioso que, por vezes, o homem só faz atrocidades contra ela... Devemos proteger e cuidar!

Enviar um comentário

0 Comentários