"Para mim, o que é ser Mulher?"

O que é ser mulher?
Eu achava chato ser mulher porque quando era pequenina, não gostava de brincar com bonecas e toda a gente me dizia que uma menina tinha de o fazer… Não gostava de usar saia e toda a gente dizia que uma menina tinha de usar… Não gostava que me dissessem que uma menina deveria fazer algo, só porque era uma mulher… então achava chato. Contudo, fui crescendo e insistindo com as pessoas que uma mulher pode e poderia fazer tudo, bastava ela querer! E eu, nunca me privei de fazer aquilo que gostava só porque era coisa de menino.

Com o passar dos anos, vi mulheres que tinham os mesmos pensamentos que eu, que não existe uma divisão entre Mulher e Homem mas que todos somos capazes de fazer tudo por igual. Fui a primeira menina com 6 anos a tocar um instrumento que diziam que era para homens e não me deixei intimidar porque tinha e tenho um grande homem, que na altura só me disse “Se gostas, eu ensino-te e tocas!”, só me deu força para acreditar e lutar, o meu pai. Hoje sou o seu braço direito, a nível do clarim. Sempre joguei à bola e nunca me importei com os comentários porque todas as pessoas que disseram que, não era algo para uma mulher e ainda mais por ser gordinha, só me tornaram ainda mais forte, para persistir e confidencio-vos que ganhei muitas medalhas e taças. Aprendi a desmontar e montar carros porque o meu pai precisava de ajuda no trabalho e muitas vezes os clientes achavam estranho, por ser mulher mas ainda hoje faço isso e nunca vi problema. Fui muitas vezes à caça com o meu avô e adorava andar de mota com ele, ainda continuo a fazê-lo. Poderia continuar a enumerar diversas coisas mas a questão que fazia às pessoas, que diziam que não ficava bem a uma mulher fazer aquilo e faço a vocês também era, “Porquê que uma mulher não pode fazer? É menos que um homem?”.

Já não acho chato ser mulher!
Talvez as pessoas não saibam mas nós, Mulheres, temos forças para além do entendimento porque não nos rendemos.
Somos guerreiras por natureza, artistas na alma e poetizas no coração!
Líderes perspicazes e com uma inteligência elegante, não receamos colocar a mão na massa porque todos os dias o fazemos.
Não somos deusas, se calhar, semi-deusas, mas temos a capacidade de, depois de um dia completamente chuvoso ou desastroso, de rir, de sair com as amigas, descontrair,… também gostamos, bastante, de nos divertir.
E como qualquer outra pessoa, choramos, ficamos tristes, irritamo-nos, ficamos chateadas, etc. não somos perfeitas mas não é no imperfeito, que está a verdadeira beleza?
Somos isto e muito mais!
Digo-vos que conheci, conheço e tenho, extraordinárias mulheres na minha vida. Aprendi e aprendo, todos os dias com elas e o apoio mútuo que temos umas com as outras, basta um telefonema ou mensagem, para estarmos todas prontas para ajudar no que for preciso. São maravilhosas mães, filhas, irmãs, tias, primas, amigas,… e sou uma sortuda por tê-las todas comigo!
E um último apontamento, não baixemos os braços! Continuemos a lutar e não esqueçam que, não há nada que não consigamos fazer, antes pelo contrário, somos capazes de tudo e mais qualquer coisa!

Ah! Continuo a fazer coisas que não são indicadas para mulheres porque sou um ser humano, tenho todo o direito de fazer o que quero e gosto. Não sou menos que ninguém, nem superior… sou igual a todo o mundo!

Enviar um comentário

0 Comentários