Arte - A Cor

Tenho-vos trazido formas de fazer os vossos desenhos a “preto e branco”, basicamente. Contudo, além do grafite ou do carvão, podem sempre pegar em lápis de cor ou tintas ou o que tiverem, que fazem o mesmo mas dão uma luminosidade diferente! Como muita gente diz "A vida não é só a preto e branco", nós podemos alegrar qualquer coisa se soubermos ser criativos.

Algumas curiosidades para quem quer aprender um pouco sobre “A Cor”.

  • Newton foi a pessoa que melhor explicou sobre este assunto, que é um fenómeno físico, gerado pela luz. A luz, aos nossos olhos, parece transparente, contudo, quando atravessa um prisma de vidro, decompõem-se em sete cores: as cores do espectro solar (as cores que vimos num arco-íris);
  • O preto absorve todos os raios e não reflete nenhum;
  • O branco e o negro não estão representados no círculo cromático por não serem considerados duas cores mas sim o resultado delas. Chamando-se cores neutras.

Quando comecei a aprender este negócio todo de saber pintar, de saber harmonizar, etc. o primeiro exercício foi fazer um círculo cromático, onde estariam as cores primárias (são três cores que mais facilmente derivam as restantes), secundárias (obtêm-se da mistura das primárias e resultam, também, em três) e terciárias (misturam-se as cores primárias e as secundárias, duas a duas e obtemos seis cores).

Cores Primárias:    

Amarelo
Magenta
Azul-Ciano

Cores Secundárias:
Amarelo + Magenta = Vermelho
Amarelo + Azul-Ciano = Verde
Azul-Ciano + Magenta = Violeta

Cores Terciárias:
Amarelo + Vermelho = Laranja
Magenta + Vermelho = Vermelho-Magenta
Magenta + Violeta = Magenta-Violeta
Azul-Ciano + Violeta = Azul-Violeta
Azul-Ciano + Verde = Azul-Esverdeado
Amarelo + Verde = Amarelo-Esverdeado


Agora que já sabem um pouco, de como podem misturar cores e obterem uma infinidade delas, porque não experimentam?
Dar cor ao desenho, seja qual for, até aqueles que fiz só com lápis de grafite, é dar asas à imaginação! E não importa a idade que tenham, é um exercício de relaxamento, concentração, habilita momentos de diversão entre família ou amigos, etc.
Haverá uma segunda parte mas trago-vos para a próxima semana, assim o texto não fica extenso e podem fazer as vossas experiências com tintas.

Enviar um comentário

0 Comentários