Serem mais civis. Serem mais corteses.

Enquanto crescia, sempre ouvi os meus pais a dizer-me “és responsável por aquilo que fazes”. Se deitava algo ao chão e partia, o meu dever era dizer à pessoa, pedir desculpa e tentar compensar pelo que tinha feito. Mas dependendo da nossa idade, temos de ver que alguns atos, têm mais consequências que outros e cabe-nos, a nós, medirmos o que vamos fazer.

Quando tirei a carta, senti muito mais responsabilidade porque quando vamos na estrada a nossa atenção deve ser redobrada! Cuidado com os outros condutores, com as pessoas, com as condições climatéricas, etc. resumindo, tudo o que nos rodeia mais aquilo que fazemos.
Contudo, existem coisas que me irritam profundamente e pergunto-me se as pessoas não têm civismo

O nosso dia à dia, é movimentado. Andamos todos cheios de pressa, stressados, irritados, e todas as palavras acabadas em “ados”. Nem sempre nos corre bem, parece que a Vida faz de propósito e só nos inferniza. No entanto, não serve de desculpa para deixarmos de ser civilizados. O exemplo que dou não é único, há imensos que poderia usar mas este começa mesmo a remoer.
Uma das questões que vos faço, caros condutores e cidadãos, porquê que batem e fogem!? Porquê que se fazem de desentendidos a olhar para nem sei onde, com o intuito de furar a fila!? Não podiam dar o pisca e esperar que alguém lhes dê licença? E quando alguma alma bondosa, lhes concede a passagem porque não agradece!? Talvez já exista algum imposto por simplesmente agradecer. Sem esquecer aqueles que gostam de inventar um estacionamento no meio da rua, para tratar de algo muito urgente, só pode! Não podem procurar um estacionamento a sério? Não sabem que existem mais pessoas andar pela estrada?
As pessoas só olham para si, não agradecem, furam filas, batem e fogem, até roubam o símbolo da marca dos carros (sim já aconteceu comigo),… Não consigo entender! Não se colocam na pele das pessoas?
Um exemplo diferente, é giro deitar o lixo para o chão, não é? E muito mais impecável caminharmos e calcarmos uma chicla porque alguém esperto não deve saber o que é um caixote do lixo! Mas a culpa nem é das pessoas, são daqueles trabalhadores da câmara que não sabem limpar porque esta é grande desculpa que muita gente utiliza. Infelizmente...

O meu dicionário é um pouco antigo e talvez o significado de civismo tenha mudado porque no meu diz e passo a citar “Devoção pelo interesse público. Dedicação pela pátria. Respeito pelos valores sociais.”. Tem mais significados sobre civil ou civilizado, civilizar, etc. Chego à conclusão que os meus pais me ensinaram mal, só pode! Só que não.
Acho que as pessoas precisam, urgentemente, de refletir sobre os seus atos e assumirem as suas responsabilidades. Serem mais civis, serem mais corteses.

Enviar um comentário

0 Comentários