Darão a oportunidade a quem é diferente?

Uma das coisas que gosto de fazer quando preciso de descontrair ou ter um tempo só para mim é ver um filme ou uma série. Geralmente são dois assuntos que vou seguindo as novidades, estreias e afins. Neste caso, falarei de uma série que me causou curiosidade pelo simples facto de que, parecia trazer uma perspectiva diferente daquelas que tratam do “mesmo”, médicos.
Contudo, demorei um pouco a dar o impulso de ver e só o fiz passado dois ou três meses depois, mas confidencio-vos que foi a primeira vez que me emocionei e logo no primeiro episódio…



The Good Doctor, centraliza-se no cirurgião Shaun Murphy (Freddie Highmore). O que o torna realmente especial é que sofre de autismo e de síndrome de Savant. Como é que, uma pessoa que salva vidas, se pode tornar cirurgião, com estas doenças?
O primeiro episódio demonstra-nos as dificuldades que este passou na sua infância, na escola, com os pais, etc. com belos recortes de flashbacks e como o seu irmão foi uma das peças fundamentais para entender um mundo que, por vezes, não quer ter o trabalho de tentar perceber quem é diferente. No entanto, vemos o brilhantismo e a extraordinária maneira que a sua mente trabalha, quando este, busca por respostas para os problemas que quer resolver e não se dá por vencido.

É difícil quando, aos olhos da sociedade, somos diferentes. Estamos constantemente a ser julgados, para não falar que parece que estamos numa batalha de ter que vencer sempre porque caso contrario, a culpa é de sermos como somos,… Eu sempre fui diferente não porque fazia o que queria e gostava mas por fazer coisas que não eram para meninas. Pelos vistos, uma menina não pode querer aprender a profissão do pai (pintor de automóveis), não pode jogar à bola, não pode vestir-se mais desportiva, etc. E é triste quando a mentalidade das pessoas se resumem a padrões ou idealismos estranhos e ridículos! Uma pessoa não pode ser feliz? Mas apesar de serem assim, nunca me retraí de fazer o que amava e não serão os olhares dos outros que me impedirão de continuar a fazê-lo!
“- Dr. Murphy… Gostaria que nos conta-se porque quer ser cirurgião.
- No dia em que, a chuva cheirava a gelado, o meu coelhinho foi para o céu… diante os meus olhos. No dia em que, os tubos de cobre de um edifício velho, cheiravam a comida queimada… o meu irmão… foi para o céu, diante os meus olhos. Não pude salva-los. É triste. Nenhum deles, teve a oportunidade de se tornar adulto. Deveriam ter-se tornado adultos. Deveriam ter tido filhos e ama-los. E eu quero tornar isso possível, para as outras pessoas. E ganhar muito dinheiro para poder ter uma televisão.


Será que, mesmo que demonstremos que somos excelentes no que fazemos, as pessoas deixarão de ter a mente fechada? Darão a oportunidade a quem é diferente?
Recomendo verem a série e estejam sempre de braços abertos para o mundo porque todos deveriam poder ser o que quisessem, sem terem sempre alguém a dizer que não é certo.

Enviar um comentário

0 Comentários